domingo, 2 de agosto de 2009

HISTORIA DO RUGBY NO PARÁ! PARTE I ! AGUARDE A PROXIMA!



( rugby surgiu no Pará em 99/00 pelo que colhemos de um depoimento em uma comunidade no orkut (Belém rugby clube) e de um amigo de Manaus (Marcelo gordo) e de um amigo do Belém/são Miguel (Gleison farias) parece ate ter disputado amistoso com equipe da guiana francesa: uma vez que eram um grupo de empresário franceses que tentaram implanta essa modalidade no Pará em 1999 todavia não se tem relatos da passagem do rugby no Pará naquele ano Gleison farias um que esteve presente naquele grupo diz que eles foram motivo de uma reportagem da revista tropo.

Existindo ou não oficialmente esse grupo desapareceu no período 2000/2007.

Existem ainda duas versões sobre o rugby no Pará uma e que um grupo de religiosos teriam ido a Itália estuda a teologia católica e quando voltaram introduziram um jogo de contato físico por mas diferente do futebol por mas que a bola utilizada não fosse oval há uma possibilidade de os religiosos terem trazido a idéia do rugby para o Pará

Quem nos informou foi assunção de castro que foi testemunho ocular da atividade que segundo ele se parece com o nosso rugby que hoje e praticado no Pará. Tem também uma outra versão que viram alguém praticando rugby em salinas mas esse por sua vez não tem uma data especifica como a dos franceses 1999 e a dos religiosos década de 1960. Eu acha que deveria ser alguns turista já que salinas e um dos principais pólos turísticos do estado.

Quem saber os próprios ingleses que nos tempos da borracha na Amazônia tanto andavam pelo Pará não teriam trazido a oval em uma de suas viagens quem saber?.

O fator e que o rugby ressurgiu no final de 2007 em capitão poço através de Gustavo soares (que treinava na seleção municipal de futebol que disputava inter- municipal mas não conseguiu vaga na equipe Pocense para disputa fase de grupo mesmo assim continuou treinando na expectativa de ser escrito na segunda fase da competição um desses dias antes do treino assistiu no programa esportivo Band Sport ( na terra viva viu matéria sobre mundial da frança 2007) e depois viu outras vezes reportagem sobre mundial e se interessou pelo esporte vindo de duas recente decepções no futebol primeiro não fez o teste no castanhal que iria disputa campeonato estadual sub-20 e acabou sagrando Campeão estadual naquela categoria e a segunda na seleção de futebol de capitão poço que disputava o intermunicipal onde não conseguir vaga.

Foi nesse momento que ele entrou em contato com a ABR: associação Brasileira de rugby. Confira parte desse contato mantido via email.

( email enviado. Fri, 9 Nov 2007 18:49:58 -0200, escreveu: > como organiza um campeonato estadual e ser reconhecido pela(abr) e como > conseguir bolas de rugby.) (email resposta. Para ser um Campeonato Reconhecido pela ABR, todos os clubes devem estar devidamente registrados. Para organizar o campeonato, podemos usar nossa experiência para auxiliá-lo. Quantos clubes existem hoje no Para? Quantas bolas necessita? Saudações.Klaus) representante da ABR. porem o contato foi perdido com a instituição máxima da rugby brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário